quarta-feira, 27 de abril de 2011

Eliminando Vibração: Coxim

A vibração estava parecendo excessiva, além de produzir um barulho desagradável. Conversando com o Mestre Fábio Gilii, ele disse que para melhorar o acoplamento entre o Motor e a Rosca usando algo rígido, seria necessário ter flexibilidade em outro lugar...

Então, fui dormir com isso na cabeça e encontrei uma maneira simples de fazer um Coxim. Na primeira tentativa ficou duro, então diminuí a quantidade de borracha, vejam:

Começando com uma arruela de 3/16" que tem um diâmetro externo conveniente, fiz um escariado até que a cabeça do parafuso (M4x12) ficasse no mesmo plano que a superfície.
A borracha que eu usei foi câmera de pneu de caminhão. Consegue-se de graça mas tive que ir até o Ceasa para conseguir.

Controlando o diâmetro e a quantidade de rodelinhas, dá para controlar a dureza do coxim. Na primeira tentativa usei uma rodela inteira e ficou rígido demais...
Colei o parafuso à arruela apenas por conveniência, deu até bastante trabalho porque a rebarba da fenda do parafuso estava atrapalhando.

Usei 3 rodelinhas de borracha coladas e uniformemente distribuídas e pela periferia, depois é só colar as duas partes. Cuidado com o alinhamento dos parafusos!
E pronto! um pequeno Coxim com apenas 4mm de espessura.

A parte cônica da cabeça do parafuso pode atrapalhar, mas é só escariar o furo de fixação para resolver.

O alinhamento manual é suficiente, normalmente ao ser fixado, o parafuso descola da arruela e se auto-ajusta. O furo de fixação do Motor deve ser grande para permitir ajuste de alinhamento geral.

A montagem não mudou muito. Mas vou ter que refazer as peças porque agora é importante que os dois coxins fiquem alinhados com o centro do motor.


Ficou extremamente silencioso, comparando com o que era antes. Agora vou esperar a opinião dos mais experiente para saber se ficou mole demais, mas já sei como controlar esse parâmetro.

OBS: eu usei uma cola Loctite preta 5181, mas deve ser fácil fazer/possível com superBonter.

Ah... se algum CSI estiver por aí, não vai precisar pedir amostras de DNA, tem bastante pedaços de pele grudados neles!

2 comentários:

  1. Muito bom seu trabalho, e a sagacidade em resolver esta questão. Parabens. Estou lendo e relendo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer isso no meu que irei montar para não precisar fazer depois.

    ResponderExcluir