quarta-feira, 10 de abril de 2013

Z-probe - Sensor de altura de impressão

Quase todas as vezes, ao imprimir uma peça, é preciso ajustar a altura da impressão. Na minha MesaXYZ é ainda pior que na Prusa porque a estrutura é de madeira (MDF) e dilata/contrai bastante.

Melhorou muito quando fiz este Botão de Ajuste. Isso tornou o ajuste simples, mas ainda precisava ser feito quase que a cada vez!

Acompanhando conversas na lista RepRapBR sobre alternativas para o Z-probe, foram comentadas a solução do nophead e a solução do Luís Andrade. As duas são fixadas no carro e ainda deixam algumas partes sensíveis a dilatação que não são compensadas. O Luís comentou que não está usando devido a problemas que não compreendi muito bem, a mim pareceu muito bom.

NOVO: Tenho uma nova solução usando um micro-switch e um micro-servo. Vejam o funcionamento neste video no Youtube, não uso mais a escovinha, apenas a lamina de limpeza que é o suficiente pois o bico não é mais o sensor.

A solução ideal seria usar o próprio bico para medir a distância!

Qualquer sujeira no bico prejudicaria a medida...
MAS eu já tenho o dispositivo limpador! Então ficou muito fácil implementar só com um micro-switch

O micro-switch fica fixado na própria mesa.

A posição está ajustada para ser acionado com uma altura de 2mm acima da mesa. O Gcode inicial já faz essa correção (sempre a mesma).

Observe os dois parafusos laterais pressionados por baixo por uma mola.

O ajuste fino pode ser feito direto nos parafusos muito mais rápido que alterar os arquivos .gcode já gerados.



Da esquerda para a direita:
1) Lamina de silicone para limpeza, retirada de um cartucho de toner
2) Escovinha de limpeza, cortado de um capacho de cerdas naturais (para não derreterem)
3) Z-probe
4) indicador/monitor das resistências de aquecimento da mesa

Veja a operação do sensor logo após a limpeza:

As pausas no processo de limpeza diminuem a saída de plástico que costuma ocorrer mesmo após o Retract. É muito importante que não sobre nenhum resíduo de filamento.

NÃO FOI FEITA NENHUMA ALTERAÇÃO DE FIRMWARE. Está tudo contido no Gcode de inicialização. Verifique o gcode aqui.



Resultado

Agora ficou muito mais agradável imprimir, só tenho que dar uma rápida olhada na primeira camada para confirmar se tudo foi bem.

Mas não ficou perfeito, às vezes dá uma pequena diferença de +/- 0.1, o suficiente para a primeira camada não aderir como deveria. Mas isso ocorre raramente...

Ainda pretendo pesquisar outras soluções mas já estou publicando isto para facilitar a interação com outras pessoas que possam dar idéias ou evoluir a partir daqui.